Após conceder 22 aeroportos em 2021, governo vai leiloar mais 16 em 2022

Um dos argumentos mais usados em favor da privatização dos Correios é a questão da lucratividade da estatal

O governo de Jair Bolsonaro não conseguiu vender nenhuma estatal de controle direto até agora. Já tem autorização do Congresso para privatizar a Eletrobras, o que espera fazer neste ano, e tenta destravar a desestatização dos Correios (a Gazeta do Povo fez um levantamento completo sobre os lucros, prejuízos, receitas e despesas dessa estatal entre 2001 e 2020).Mas um outro tipo de privatização avançou bastante em 2021 e promete seguir em frente em 2022: os repasses de aeroportos à iniciativa privada.Foram 22 concessões no ano passado, e o governo planeja outras 16 neste ano. O editor Célio Yano traz a lista completa dos aeroportos que foram e serão privatizados, e também a expectativa de investimentos privados nesses terminais, na casa dos bilhões de reais.Não para por aí. O governo prepara para este ano as primeiras privatizações de portos do país. E quer contratar nada menos que R$ 60 bilhões em investimentos nos leilões de rodovias.Outro passo importante foi a aprovação do marco do saneamento, que abriu espaço para o setor privado nessa área.

Clique aqui e veja mais sobre o assunto.

Fonte Gazeta do Povo